domingo, 17 de setembro de 2017

O Espiritismo e a Alimentação Carnívora

Fui espírita durante vinte e cinco anos. Atualmente corroboro com várias filosofias e religiões, então, me tornei espiritualista. Nestes anos de doutrina, trabalhei muito e entre minhas atividades fazia palestras. Tenho algumas delas e quero disponibilizá-las à quem quiser aproveitar em suas casas espíritas. Fiz esta palestra para ajudar na minimização do sofrimento dos animais.

O Espiritismo e a Alimentação Carnívora

Expositora: Eliana Petrelli


Alimentação carnívora sob 3 aspectos:

vReligião – fundamentação na Doutrina Espírita

vFilosofia – abordagem de alguns filósofos

vCiência – Saúde e Meio Ambiente


Religião - LIVRO DOS ESPÍRITOS (1857)

Questão 722 - Será racional a abstenção de certos alimentos,prescrita a diversos povos?

-Permitido é ao homem alimentar-se de tudo o que não lhe prejudique a saúde. Alguns legisladores,porém, com um fim útil, entenderam de interdizer o uso de certos alimentos e, para maior autoridade às suas leis, apresentaram-nas como emanadas de Deus.

Obs.: Interdizer: interdito = proibição legal


Questão 723 - A alimentação animal é, com relação ao homem, contrária à lei da Natureza?

- Dada a vossa constituição física, a carne alimenta a carne, do contrário o homem perece. A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele, pois, tem que se alimentar conforme o reclame a sua organização.


Religião – A Gênese (1868)


Capítulo lll - O bem e o Mal, “Destruição dos Seres Vivos uns pelos Outros – (...) Nos seres inferiores da criação, naqueles a quem ainda falta o senso moral, em os quais a inteligência ainda não substituiu o instinto, a luta não pode ter por móvel senão a satisfação de uma necessidade material. Ora, uma das mais imperiosas dessas necessidades é a da alimentação. Eles, pois, lutam unicamente para viver, isto é, para fazer ou defender uma presa, visto que nenhum móvel mais elevado os poderia estimular. É nesse primeiro período que a alma se elabora e ensaia para a vida.


No homem, há um período de transição em que ele mal se distingue do bruto. Nas primeiras idades, domina o instinto animal e a luta ainda tem por móvel a satisfação das necessidades materiais. Mais tarde, contrabalançam-se o instinto animal e o sentimento moral; luta então o homem, não mais para se alimentar, porém, para satisfazer à sua ambição, ao seu orgulho, à necessidade, que experimenta, de dominar. Para isso, ainda lhe é preciso destruir. Todavia, à medida que o senso moral prepondera, desenvolve-se a sensibilidade, diminui a necessidade de destruir, acaba mesmo por desaparecer, por se tornar odiosa. O homem ganha horror ao sangue (...).


Emmanuel – psicografia de Chico Xavier

O Consolador, questão 129 – (1940): É um erro alimentar-se o homem com a carne dos irracionais?“

- A ingestão as vísceras dos animais é um erro de enormes conseqüências, do qual derivaram numerosos vícios da nutrição humana. É de lastimar semelhante situação, mesmo porque, se o estado de materialidade da criatura exige a cooperação de determinadas vitaminas, esses valores nutritivos podem ser encontrados nos produtos de origem vegetal, sem a necessidade absoluta dos matadouros e frigoríficos.


Temos de considerar, porém, a máquina econômica do interesse da armoria coletiva, na qual tantos operários fabricam o seu pão cotidiano. Suas peças não podem ser destruídas de um dia para o outro, sem perigos graves. Consolemo-nos com a visão do porvir, sendo justo trabalharmos, dedicadamente, pelo advento dos tempos novos em que os homens terrestres poderão dispensar da alimentação os despojos sangrentos dos seus irmãos inferiores.”


Emmanuel – psicografia de Edgard Armond

Exilados de Capela - "Os animais são os irmãos inferiores dos homens. Eles também, como nós, vêm de longe, através de lutas incessantes e redentoras, e são, como nós, candidatos a uma posição brilhante na espiritualidade. Não é em vão que sofrem nas fainas benditas da dedicação e da renúncia, em favor do progresso dos homens".

André Luiz – psicografia de Chico Xavier

Missionários da Luz, capítulo 4) - (...) O suíno comum era localizado por nós, em regime de ceva, e o pobre animal, muita vez à custa de resíduos, devia criar para nosso uso certas reservas de gordura, até que se prostasse, de todo, ao peso de banhas doentias e abundantes (...)

(...)Abandonando as faixas de nosso primitivismo, devemos acordar a própria consciência para a responsabilidade coletiva(...)


Irmão X – psicografia de Chico Xavier

Treino para a Morte – “Comece a renovação de seus costumes pelo prato de cada dia. Diminua gradativamente a volúpia de comer a carne dos animais. O cemitério na barriga é tormento, depois da grande transição. O lombo de porco ou o bife de vitela, temperados com sal e pimenta, não nos situam muito longe dos nossos antepassados, os tamoios e os caiapós, que se devoravam uns aos outros".


Ramatis – psicografia de Hercílio Maes

Fisiologia da Alma, capítulo l - (...) enquanto mantiver no ventre um cemitério, há de ser sempre um escravo preso à roda das reencarnações retificadoras, até acertar as suas contas cármicas com a espécie animal! (...) Eis o motivo por que Jesus nunca sugeriu aos seus discípulos que praticassem a caça ou a matança doméstica, mas aconselhou-os a que lançassem as redes ao mar. (...)


- Mas quando essa prática macabra é tolerada pelos cultores do Espiritismo, que é um despertador de consciência e divino fermento que renova todos os costumes, torna-se evidente a contradição entre o que o espírita professa e aquilo que pratica).

- Evidencia-se, portanto, através dessas declarações dos espíritos credenciados no labor mediúnico espiritista e de vossa confiança, que muito grave é a responsabilidade dos ESPÍRITAS no tocante à alimentação carnívora (falando das referências acima).



CIÊNCIA
Meio Ambiente e Saúde

Há 30 anos, a boiada ficava no pasto até seis anos para atingir o peso de abate. Em 2002, bastavam 24 meses ou menos. A produção brasileira de carne bovina em 1970 era de 20 quilos por hectare ao ano; em 2000, este valor subiu para 34 quilos. Atualmente, o Brasil tem o maior rebanho bovino comercial do planeta, correspondendo a 15% do total mundial e é o segundo maior produtor de carne bovina, com 6,9 milhões de toneladas equivalente-carcaça produzida a baixo custo de produção, tornando-se o país mais competitivo em nível internacional. Números como esses revelam os avanços da pesquisa agropecuária no setor, deixando o Brasil numa confortável posição de produtividade e qualidade do produto. O nosso "boi verde", de alimentação vegetariana, consagrou-se como o melhor para consumo humano, livre de males como o da vaca louca e febre aftosa - que recentemente atingiu países da América do Sul, Europa e Japão.


1. O rebanho bovino no mundo todo cresceu cinco vezes em 50 anos e hoje soma 6 bilhões de cabeças. Há um boi para cada pessoa e todos serão abatidos um dia.

2. A criação de gado é responsável pelo desmatamento de 93% da mata atlântica, 80% da caatinga, 50% do cerrado e 18% da Amazônia.

3. Há 35 milhões de cabeças de gado na Amazônia, que tem 22 milhões de habitantes. Os bois pastam hoje onde ontem havia floresta.

4. 70% das emissões de metano no Brasil são provocadas pelo processo digestivo dos ruminantes.

5. Quem come acima de 160 gramas de carne vermelha por dia têm 35% mais risco de desenvolver câncer de intestino em comparação com quem ingere apenas uma porção por semana.

(Fontes: Instituto Nina Rosa, Food and Agriculture Organization, Embrapa e National Cancer Institute)


Curiosidade

Quinua Real - O Alimento mais Nutritivo do Planeta
Para os incas, uma planta sagrada. Para o homem moderno, uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável.


A região dos Andes bolivianos, a 3800 m de altura, é o únco lugar no mundo onde nasce seu mais completo alimento, a quinua real, pequeninos grãos brancos.


Riquíssima em proteínas, carboidratos, fibras e ferro, entre outros tantos nutrientes, a quinua tem sido utilizada por astronautas da NASA em longas jornadas.


A quinua é muito superior aos alimentos de origem animal, como carne, leite ,ovos,
peixe e frango, e não contém glúten.



A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.
(Mahatma Gandhi)

Abaixo o rascunho da minha pesquisa, caso queiram mais informações sobre o tema.

Jesus
E no capítulo 15 do livro de Mateus a palavra relata que uns escribas e fariseus perguntaram a Jesus porque os seus apóstolos comiam sem lavar as mãos, transgredindo a doutrina dos anciãos.
Respondeu-lhes o Mestre: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. O que sai da boca procede do coração; porque do coração procede aos maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mas comer sem lavar as mãos não contamina o homem.
Porque Jesus afirma que comer sem lavar as mãos não contamina? Porque na primeira carta a Timóteo 4.4,5 a palavra assegura que todo alimento sendo recebido com ações de graças, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.

Quando disse Jesus: "atirai vossas redes ao mar. " poderíamos entender, também , ser melhor nos alimentarmos de peixes. brincando, diríamos : é claro o peixinho é tão limitado (burrinho) , nem pineal desenvolvida tem, é quase como um sincício espiritual ou alma-grupo. Não existe uma individualidade bem constituída em peixes como existe em mamíferos. Portanto, o fluido vital dos peixes não tem a mesma característica dos animais superiores. Seria quase como nos vegetais, onde um conjunto de mudas de grama são centenas de princípios espirituais que se fundem em um gramado sem individualidade . (alma- grupo é uma denominação esotérica mas o raciocínio é o mesmo nosso de espíritas ) . A individualidade, conforme Jorge Andréa e outros autores encarnados e desencarnados, só se atinge a nível dos lacertídeos e os peixes, pela pineal quase inexistente, ainda não tem esta organização .


Essênios
uma das principais seitas religiosas da Palestina e de onde se acredita, Jesus era membro. Eram, conforme escritos que foram encontrados: vegetarianos;
'...estas criaturas são teus companheiros na grande casa de Deus, sim, são teus irmãos e irmãs, têm o mesmo alento de vida na Eternidade. E quem cuida da menor delas e lhes dá de comer e beber, o mesmo está fazendo comigo”...
Segundo essa antiga escritura essênia encontrada em 1888 e traduzida pelo Reverendo Gideon Jasper Ouseley, Jesus igualmente era vegetariano.


O que diz as obras básicas de Kardec
LIVRO DOS ESPÍRITOS (1857)
questão 722:
“Será racional a abstenção de certos alimentos,prescrita a diversos povos?
- Permitido é ao homem alimentar-se de tudo o que não lhe prejudique a saúde. Alguns legisladores,porém, com um fim útil, entenderam de interdizer o uso de certos alimentos e, para maior autoridade às suas leis, apresentaram-nas como emanadas de Deus.”


Consultando os Espíritos superiores sobre o tema em pauta, Kardec pergunta na questão 723:
“A alimentação animal é, com relação ao homem, contrária à lei da Natureza?
- Dada a vossa constituição física, a carne alimenta a carne, do contrário o homem perece. A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele, pois, tem que se alimentar conforme o reclame a sua organização.”

Se a lei natural é lei de Deus e a lei de conservação também, tentar mudar o código divino, seria o mesmo que caminharmos para o abismo por vontade própria, o que seria, sem dúvida nenhuma, suicídio. Outro ponto importante, para cumprirmos com a lei de trabalho, não podemos fugir da responsabilidade de mantermos o vigor físico, que dependerá da alimentação em conformidade com a nossa organização.

Estas duas questões nos leva a continuarmos na nossa zona de conforto e justificar o afã pela carne do animal.

Pretendemos demonstrar aqui que a recomendação de Emmanuel e André Luiz de se evitar a alimentação carnívora possui bases doutrinárias não estando, portanto, em desacordo com o Espiritismo. Para isso, recorremos à Revista Espírita de dezembro de 1863 onde Kardec reproduziu uma mensagem do Espírito Lamennais4 que esclarece de modo claro todos os ângulos dessa questão:

"Sobre a alimentação do Homem
(Sociedade de Paris, 4 de Julho de 1863. Médium: Sr. A. Didier)

O sacrifício da carne foi severamente condenado pelos grandes filósofos da antiguidade. O Espírito elevado revolta-se à idéia de sangue e, sobretudo, à idéia de que o sangue é agradável à Divindade. E notai bem, que aqui não se trata de sacrifícios humanos, mas unicamente de animais oferecidos em holocausto. Quando o Cristo veio anunciar a Boa-Nova, não ordenou sacrifícios de sangue: ocupou-se unicamente do Espírito. Os grandes sábios da antiguidade igualmente tinham horror a estas espécies de sacrifícios e eles próprios só se alimentavam de frutos e raízes. Na terra os incarnados têm uma missão a cumprir: têm o Espírito que deve ser nutrido pelo Espírito, o corpo com a matéria; mas a natureza da matéria influi - compreende-se facilmente - sobre a espessura do corpo e, em consequência, sobre as manifestações do Espírito. Os temperamentos naturalmente muito fortes para viver como os anacoretas5 fazem bem, porque o esquecimento da carne leva mais facilmente à meditação e à prece. Mas para viver assim, geralmente seria necessária de uma natureza mais espiritualizada que a vossa, o que é impossível com as condições terrestres. E como, antes de tudo, a natureza jamais age contra o bom senso, é impossível ao homem submeter-se impunemente a essas privações. Pode ser-se bom cristão e bom espírita e comer a seu gosto, desde que seja razoável. É uma questão algo leviana para os nossos estudos, mas não menos útil e proveitosa
". (os grifos são nossos).

Essa mensagem explica que a dieta sem o uso da carne é melhor, pois isso “leva mais facilmente à meditação e à prece”.Isso aconteceria, pois, segundo Lamennais, a natureza da matéria influi nas manifestações do Espírito. Podemos comparar a situação com os vícios. Aquele faz uso de uma droga, por exemplo, impregna seu perispírito de vibrações que limitarão suas manifestações no mundo espiritual. Da mesma forma, o uso de uma dieta menos carnívora torna o perispírito menos “espesso” (usando aqui uma palavra que Lamennais usou no texto) o que permite que ele tenha mais facilidade em elevar seu pensamento em prece.
Porém, Lamennais, de modo responsável, deixou claro que a dieta vegetariana dependeria do aprimoramento espiritual da nossa Humanidade terrestre, o que ainda não ocorre. Daí adverte que “a natureza jamais age contra o bom senso, é impossível ao homem submeter-se impunemente a essas privações”. Por isso a questão 723 acima não condena o uso da carne. Sobre privações, a questão 724 do Livro dos Espíritos3 recomenda:

724. Será meritório abster-se o homem da alimentação animal, ou de outra qualquer, por expiação?

Sim, se praticar essa privação em benefício dos outros. Aos olhos de Deus, porém, só há mortificação, havendo privação séria e útil. Por isso é que qualificamos de hipócritas os que apenas aparentemente se privam de alguma coisa”.

            Dessa forma, a privação da carne só teria mérito se ocorrer em benefício do próximo. As atividades espíritas de passes e as reuniões mediúnicas constituem exemplos em que a abstenção do uso da carne, pelo menos no dia dessas atividades, pode levar a benefícios aos assistidos encarnados ou desencarnados. Mas se o tarefeiro tiver dificuldade com isso, Raul Teixeira6 assevera que, “É mais compreensível, e me parece mais lógico, que a pessoa coma no almoço o seu bife, se for o caso, ou tome seu cafezinho pela manhã, do que passar todo o dia atormentada pela vontade desses alimentos, sem conseguir retirar da cabeça o seu uso, deixando-se de concentrar-se na tarefa, em razão da ansiedade para chegar em casa, após a reunião, e comer ou beber aquilo de que tem vontade”.

Lamennais ainda disse que "Pode ser-se bom cristão e bom espírita e comer a seu gosto" sem esquecer que isso deve ser feito “desde que seja razoável”, isto é, sem exageros.
Portanto, a recomendação de Emmanuel e André Luiz é válida e está de acordo com o Espiritismo, mas não deve ser considerada uma exigência para a realização de um bom trabalho espírita ou uma boa reunião mediúnica. Lembremos, afinal, que Jesus em Mateus, Cap. 15 e vers. 11 disse que: "Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que o contamina”.E, para aprimorar o que sai de “nossa boca” e de nossos atos, devemos nos esforçar pela reforma íntima e no estudo doutrinário.




A GÊNESE (1868)
, capítulo lll, O bem e o Mal, “Destruição dos Seres Vivos uns pelos Outros – diz: (...) Nos seres inferiores da criação, naqueles a quem ainda falta o senso moral, em os quais a inteligência ainda não substituiu o instinto, a luta não pode ter por móvel senão a satisfação de uma necessidade material. Ora, uma das mais imperiosas dessas necessidades é a da alimentação. Eles, pois, lutam unicamente para viver, isto é, para fazer ou defender uma presa, visto que nenhum móvel mais elevado os poderia estimular. É nesse primeiro período que a alma se elabora e ensaia para a vida.
No homem, há um período de transição em que ele mal se distingue do bruto. Nas primeiras idades, domina o instinto animal e a luta ainda tem por móvel a satisfação das necessidades materiais. Mais tarde, contrabalançam-se o instinto animal e o sentimento moral; luta então o homem, não mais para se alimentar, porém, para satisfazer à sua ambição, ao seu orgulho, à necessidade, que experimenta, de dominar. Para isso, ainda lhe é preciso destruir. Todavia, à medida que o senso moral prepondera, desenvolve-se a sensibilidade, diminui a necessidade de destruir, acaba mesmo por desaparecer, por se tornar odiosa. O homem ganha horror ao sangue.
Contudo, a luta é sempre necessária ao desenvolvimento do Espírito, pois, mesmo chegando a esse ponto, que parece culminante, ele ainda está longe de ser perfeito. Só à custa de muita atividade adquire conhecimento, experiência e se despoja dos últimos vestígios da animalidade. Mas, nessa ocasião, a luta, de sangrenta e brutal que era, se torna puramente intelectual. O homem luta contra as dificuldades, não mais contra os seus semelhantes (...).

Emmanuel

 Porém, Emmanuel vem trazer uma nova visão sobre o tema na psicografia de F. C. Xavier em “O Consolador” na questão 129 onde Emmanuel diz: “É um erro alimentar-se o homem com a carne dos irracionais?“

“_ A ingestão as vísceras dos animais é um erro de enormes conseqüências, do qual derivaram numerosos vícios da nutrição humana. É de lastimar semelhante situação, mesmo porque, se o estado de materialidade da criatura exige a cooperação de determinadas vitaminas, esses valores nutritivos podem ser encontrados nos produtos de origem vegetal, sem a necessidade absoluta dos matadouros e frigoríficos.
Temos de considerar, porém, a máquina econômica do interesse da armoria coletiva, na qual tantos operários fabricam o seu pão cotidiano. Suas peças não podem ser destruídas de um dia para o outro, sem perigos graves. Consolemo-nos com a visão do porvir, sendo justo trabalharmos, dedicadamente, pelo advento dos tempos novos em que os homens terrestres poderão dispensar da alimentação os despojos sangrentos dos seus irmãos inferiores.”


"Os animais são os irmãos inferiores dos homens. Eles também, como nós, vêm de longe, através de lutas incessantes e redentoras, e são, como nós, candidatos a uma posição brilhante na espiritualidade. Não é em vão que sofrem nas fainas benditas da dedicação e da renúncia, em favor do progresso dos homens".





André Luiz.

Missionários da Luz, capítulo 4) -orientação de Alexandre no livro- Vampirismo, nos diz: (...O suíno comum era localizado por nós, em regime de ceva, e o pobre animal, muita vez à custa de resíduos, devia criar para nosso uso certas reservas de gordura, até que se prostasse, de todo, ao peso de banhas doentias e abundantes. ) – (Abandonando as faixas de nosso primitivismo, devemos acordar a própria consciência para a responsabilidade coletiva)...

Irmão X
página 79 do livro Fisiologia da Alma: "outro autor espiritual (Irmão X, sob o tema "Treino para a Morte") através do mesmo médium que enunciamos, conceitua corajosamente:

"Treino para a Morte") "Comece a renovação de seus costumes pelo prato de cada dia. Diminua gradativamente a volúpia de comer a carne dos animais. O cemitéiro na barriga é tormento, depois da grande transição. O lombo de porco ou o bife de vitela, temperados com sal e pimenta, não nos situam muito longe dos nossos antepassados, os tamoios e os caiapós, que se devoravam uns aos ourtos".

Ramatis -  Hercílio Maes

Fisiologia da Alma, capítulo l - (...enquanto mantiver no ventre um cemitério, há de ser sempre um escravo preso à roda das reencarnações retificadoras, até acertar as suas contas cármicas com a espécie animal!...) - (...Eis o motivo por que Jesus nunca sugeriu aos seus discípulos que praticassem a caça ou a matança doméstica, mas aconselhou-os a que lançassem as redes ao mar.) - (Mas quando essa prática macabra é tolerada pelos cultores do Espiritismo, que é um despertador de consciência e divino fermento que renova todos os costumes, torna-se evidente a contradição entre o que o espírita professa e aquilo que pratica).



Não estou aqui querendo dar "lição de moral" porque eu também faço um esforço enorme para me livrar do vício secular da alimentação carnívora e aos poucos, seguindo os conselhos do Espírito Ramatis, estou conseguindo transitar da carne vermelha para a branca e em breve migrarei para a alimentação apenas de peixe...Não é fácil, mas é possível, basta ter vontade!

Evidencia-se, portanto, através dessas declarações de espíritos credenciados no labor mediúnico espiritista e de vossa confiança, que muito grave é a responsabilidade dos ESPÍRITAS no tocante à alimentação carnívora. (Fisiologia da Alma , Pág. 79 - - Ramatis)


Almoços Beneficentes

É tradição da casa espírita promover seu almoço beneficente para arrecadar verba que ajudarão na manutenção física de sua estrutura e também dos seus projetos sociais. Sempre que recebo este tipo de convite sinto na obrigação de me manifestar, pois, com base em obras da doutrina, a matança de animais contribui para a influência magnética pesada do planeta

Minha sugestão é que os eventos dentro da Casa Espírita sejam feitos apenas com carnes brancas (aves e peixes), pois estes, segundo Ramatis ainda são animados por "Espírito Grupo" o não causam o terror que sentem os animais que já tem um nível de consciência avançada como: porcos, vacas, cães e outros.

Como protetora e trabalhadora na Causa da Proteção Animal, fica aqui meu apelo para que nós espíritas saíamos da nossa zona de conforto e nos esforcemos, poupando os animais ditos "irracionais" de tanto sofrimento.

Com base nas citações acima o espírita tem um grande estímulo para começar a educar sua forma de alimentar-se no planeta, visto que quando deixarmos a veste carnal será mais fácil nos adaptarmos à outra formas de captação de energia no espaço.

Minha observação: Me surpreendo que candidatos à política com a plataforma da proteção animal, ainda fazem seus banquetes com carnes de porcos, bois e aves...O que é isso?


Filósofos
Em 1975 Peter Singer, filósofo Australiano, escreveu o livro “Libertação Animal”, nesta época não havia ainda a consciência de respeito ao animal, imagina em  tem grande influência no fortalecimento das idéias de defesa aos direitos e as melhores condições de bem estar animal. Para ele, nada justifica os maus- tratos aos animais pelos produtores de alimentos e defende a idéia de que o homem precisa reavaliar a sua forma de alimentação, já que esta tem impacto direto sobre o sofrimento animal. ele destaca e trabalha mais com a questão das experimentações e do agronegócio, e do SOFRIMENTO que isso causa, discutindo menos a questão da MORTE dos animais. Sua visão assemelha-se com a de Jeremy Bentham em 1789 que "ao analisar as
implicações morais da declaração francesa da igualdade universal, humana: o que define a
igualdade, não como reflexos da capacidade de falar nem a de raciocinar, mas a de sofrer

PETER SINGER
Nascido em 1946 na Austrália, o filósofo e bioético Peter Singer iniciou sua carreira
acadêmica em 1971
, ensinando ética na Universidade de Oxford. Em 1977, Singer
tornou-se professor de filosofia na Universidade de Monash, em Melboume, onde entrou
para o Centro para a Bioética Humana, que se dedica a estudar as implicações morais
das descobertas biomédicas, e ao qual esteve ligado até 1992
. Desde 1999 Singer dá
aulas no Centro para os Valores Humanos da Universidade de Princeton.
Além de
Libertação Animal (1975), Peter Singer é autor de Ética Prática (1979)

Impactos ambientais

ao longo das décadas de 1850 e
1860 poucas foram as terras demarcadas4. Ainda assim, a Lei de Terras definiu o direito sobre
a propriedade agrária
Há 30 anos, a boiada ficava no pasto até seis anos para atingir o peso de abate. Em 2002, bastavam 24 meses ou menos. A produção brasileira de carne bovina em 1970 era de 20 quilos por hectare ao ano; em 2000, este valor subiu para 34 quilos. Atualmente, o Brasil tem o maior rebanho bovino comercial do planeta, correspondendo a 15% do total mundial e é o segundo maior produtor de carne bovina, com 6,9 milhões de toneladas equivalente-carcaça produzida a baixo custo de produção, tornando-se o país mais competitivo em nível internacional. Números como esses revelam os avanços da pesquisa agropecuária no setor, deixando o Brasil numa confortável posição de produtividade e qualidade do produto. O nosso "boi verde", de alimentação vegetariana, consagrou-se como o melhor para consumo humano, livre de males como o da vaca louca e febre aftosa - que recentemente atingiu países da América do Sul, Europa e Japão(http://www.coladaweb.com/)
No Programa Pinga Fogo realizado em 1972 Chico Xavier diz que o corpo espiritual está condicionado, mas fala da educação da alimentação com o cuidade de ter um acompanhamento médico.


Os dados a seguir podem ser mera curiosidade para você — mas têm levado muita gente a uma mudança de postura em relação ao consumo de carne. Vejamos:
1. O rebanho bovino no mundo todo cresceu cinco vezes em 50 anos e hoje soma 6 bilhões de cabeças. Há um boi para cada pessoa e todos serão abatidos um dia
2. A criação de gado é responsável pelo desmatamento de 93% da mata atlântica, 80% da caatinga, 50% do cerrado e 18% da Amazônia
3. Há 35 milhões de cabeças de gado na Amazônia, que tem 22 milhões de habitantes. Os bois pastam hoje onde ontem havia floresta
4. 70% das emissões de metano no Brasil são provocadas pelo processo digestivo dos ruminantes
5. Quem come acima de 160 gramas de carne vermelha por dia têm 35% mais risco de desenvolver câncer de intestino em comparação com quem ingere apenas uma porção por semana
(Fontes: Instituto Nina Rosa, Food and Agriculture Organization, Embrapa e National Cancer Institute)


Saúde
Desmond Morris deve ser analisada por todos nós:
“Claramente,o movimento vegetariano, a despeito de suas boas intenções, está lutando contra a natureza, e sua luta desigual continuará até o dia distante em que os bioquímicos conseguirem finalmente criar uma dieta sintética completa a partir de elementos químicos básicos, própria para ser consumida por todos nós.”

A pesquisa foi chefiada pela doutora Amanda Cross, do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.
Os cientistas descobriram que as pessoas cujas dietas eram ricas em nitritos de qualquer tipo, não só na carne, e pessoas que consumiam muitos nitratos de carne processada, como os frios, tinham entre 28% e 29% mais chances de desenvolver câncer de bexiga do que aqueles que consumiram estes componentes em menores quantidades.
No processamento dos frios são adicionados nitratos e nitritos à carne para preservá-la e realçar sua cor e sabor.
"Os nitratos e nitritos são precursores de compostos N-nitrosos, que induzem à formação de tumores em muitos órgãos, inclusive na bexiga, em várias espécies animais", diz o estudo.
Afirma o professor Radoux, o cientista de Lausanne:
"É um preconceito acreditar que a carne nutre a carne. O regime da carne e do sangue é, pelo contrário, nocivo à beleza das formas, ao viço da tez, à frescura da pele, ao aveludado e brilho dos cabelos. Os comedores de carne são mais acessíveis que os vegetarianos às influências epidêmicas e contagiosas; os miasmas mórbidos e o vírus encontram um terreno maravilhosamente preparado para o seu desenvolvimento nos corpos saturados de humores e de substâncias mal elaboradas, nocivas ou já meio fermentadas e em decomposição".





Referências: