Fui espírita durante vinte e cinco anos. Atualmente corroboro com várias filosofias e religiões, então, me tornei espiritualista. Nestes anos de doutrina, trabalhei muito e entre minhas atividades fazia palestras. Tenho algumas delas e quero disponibilizá-las à quem quiser aproveitar em suas casas espíritas. Fiz esta palestra para ajudar na minimização do sofrimento dos animais.
O Espiritismo e a
Alimentação Carnívora
Expositora: Eliana Petrelli
Alimentação
carnívora sob 3 aspectos:
vReligião
– fundamentação na Doutrina Espírita
vFilosofia
– abordagem de alguns filósofos
vCiência
– Saúde e Meio Ambiente
Religião - LIVRO DOS
ESPÍRITOS (1857)
Questão 722 - Será racional a
abstenção de certos alimentos,prescrita a diversos povos?
-Permitido é ao homem
alimentar-se de tudo o que não lhe prejudique a saúde. Alguns legisladores,porém, com um fim útil,
entenderam de interdizer o uso de certos alimentos e, para maior autoridade às
suas leis, apresentaram-nas como emanadas de Deus.
Obs.: Interdizer:
interdito = proibição legal
Questão 723 - A alimentação
animal é, com relação ao homem, contrária à lei da Natureza?
- Dada a vossa
constituição física, a carne alimenta a carne, do contrário o homem perece. A
lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua
saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele, pois, tem que se alimentar conforme
o reclame a sua organização.
Religião – A Gênese (1868)
Capítulo lll - O bem e o Mal,
“Destruição dos Seres Vivos uns pelos Outros – (...) Nos seres inferiores da
criação, naqueles a quem ainda falta o senso moral, em os quais a inteligência
ainda não substituiu o instinto, a luta não pode ter por móvel senão a
satisfação de uma necessidade material. Ora, uma das mais imperiosas dessas
necessidades é a da alimentação. Eles, pois, lutam unicamente para viver, isto
é, para fazer ou defender uma presa, visto que nenhum móvel mais elevado os
poderia estimular. É nesse primeiro período que a alma se elabora e ensaia para
a vida.
No homem, há um período de
transição em que ele mal se distingue do bruto. Nas primeiras idades, domina o
instinto animal e a luta ainda tem por móvel a satisfação das necessidades
materiais. Mais tarde, contrabalançam-se o instinto animal e o sentimento
moral; luta então o homem, não mais para se alimentar, porém, para satisfazer à
sua ambição, ao seu orgulho, à necessidade, que experimenta, de dominar. Para
isso, ainda lhe é preciso destruir. Todavia, à medida que o senso moral
prepondera, desenvolve-se a sensibilidade, diminui a necessidade de destruir,
acaba mesmo por desaparecer, por se tornar odiosa. O homem ganha horror ao
sangue (...).
Emmanuel – psicografia de
Chico Xavier
O Consolador, questão 129 –
(1940): É um erro alimentar-se o homem com a carne dos irracionais?“
- A ingestão as
vísceras dos animais é um erro de enormes conseqüências, do qual derivaram
numerosos vícios da nutrição humana. É de lastimar semelhante situação, mesmo
porque, se o estado de materialidade da criatura exige a cooperação de
determinadas vitaminas, esses valores nutritivos podem ser encontrados nos
produtos de origem vegetal, sem a necessidade absoluta dos matadouros e
frigoríficos.
Temos de considerar, porém,
a máquina econômica do interesse da armoria coletiva, na qual tantos operários
fabricam o seu pão cotidiano. Suas peças não podem ser destruídas de um dia
para o outro, sem perigos graves. Consolemo-nos com a visão do porvir, sendo
justo trabalharmos, dedicadamente, pelo advento dos tempos novos em que os
homens terrestres poderão dispensar da alimentação os despojos sangrentos dos
seus irmãos inferiores.”
Emmanuel
– psicografia de Edgard Armond
Exilados de Capela - "Os animais
são os irmãos inferiores dos homens. Eles também, como nós, vêm de longe,
através de lutas incessantes e redentoras, e são, como nós, candidatos a uma
posição brilhante na espiritualidade. Não é em vão que sofrem nas fainas
benditas da dedicação e da renúncia, em favor do progresso dos homens".
André Luiz – psicografia de
Chico Xavier
Missionários da Luz, capítulo 4) -
(...) O suíno comum era localizado por nós, em regime de ceva, e o pobre
animal, muita vez à custa de resíduos, devia criar para nosso uso certas
reservas de gordura, até que se prostasse, de todo, ao peso
de banhas doentias e abundantes (...)
(...)Abandonando as
faixas de nosso primitivismo, devemos acordar a própria consciência para a
responsabilidade coletiva(...)
Irmão X – psicografia de
Chico Xavier
Treino para a Morte – “Comece a
renovação de seus costumes pelo prato de cada dia. Diminua gradativamente a
volúpia de comer a carne dos animais. O cemitério na barriga é tormento, depois
da grande transição. O lombo de porco ou o bife de vitela, temperados com sal e
pimenta, não nos situam muito longe dos nossos antepassados, os tamoios e os
caiapós, que se devoravam uns aos outros".
Ramatis – psicografia de
Hercílio Maes
Fisiologia da Alma, capítulo l - (...)
enquanto mantiver no ventre um cemitério, há de ser sempre um escravo preso à
roda das reencarnações retificadoras, até acertar as suas contas cármicas com a espécie
animal! (...) Eis o motivo por que Jesus nunca sugeriu aos seus discípulos que
praticassem a caça ou a matança doméstica, mas aconselhou-os a que lançassem as
redes ao mar. (...)
- Mas quando essa
prática macabra é tolerada pelos cultores do Espiritismo, que é um despertador
de consciência e divino fermento que renova todos os costumes, torna-se
evidente a contradição entre o que o espírita professa e aquilo que pratica).
- Evidencia-se,
portanto, através dessas declarações dos espíritos credenciados no labor
mediúnico espiritista e de vossa confiança, que muito grave é a
responsabilidade dos ESPÍRITAS no tocante à alimentação carnívora (falando das
referências acima).
CIÊNCIA
Meio Ambiente e Saúde
Há 30 anos, a boiada ficava
no pasto até seis anos para atingir o peso de abate. Em 2002, bastavam 24 meses
ou menos. A produção brasileira de carne bovina em 1970 era de 20
quilos por hectare ao ano; em 2000, este valor subiu
para 34 quilos. Atualmente, o Brasil tem o
maior rebanho bovino comercial do planeta, correspondendo a
15% do total mundial e é o segundo maior produtor de carne bovina, com 6,9
milhões de toneladas equivalente-carcaça produzida a baixo custo de produção,
tornando-se o país mais competitivo em nível internacional. Números como esses
revelam os avanços da pesquisa agropecuária no setor, deixando o Brasil numa
confortável posição de produtividade e qualidade do produto. O nosso "boi
verde", de alimentação vegetariana, consagrou-se como o melhor para
consumo humano, livre de males como o da vaca louca e febre aftosa - que
recentemente atingiu países da América do Sul, Europa e Japão.
1. O rebanho bovino no
mundo todo cresceu cinco vezes em 50 anos e hoje soma 6 bilhões de cabeças. Há
um boi para cada pessoa e todos serão abatidos um dia.
2. A criação de gado é
responsável pelo desmatamento de 93% da mata atlântica, 80% da caatinga, 50% do
cerrado e 18% da Amazônia.
3. Há 35 milhões de cabeças
de gado na Amazônia, que tem 22 milhões de habitantes. Os bois pastam hoje onde
ontem havia floresta.
4. 70% das emissões de
metano no Brasil são provocadas pelo processo digestivo dos ruminantes.
5. Quem come acima de 160
gramas de carne vermelha por dia têm 35% mais risco de desenvolver câncer de
intestino em comparação com quem ingere apenas uma porção por semana.
(Fontes: Instituto Nina
Rosa, Food and Agriculture Organization, Embrapa e National Cancer Institute)
Curiosidade
Quinua Real - O Alimento
mais Nutritivo do Planeta
Para os incas, uma planta
sagrada. Para o homem moderno, uma alternativa alimentar altamente nutricional,
e ecologicamente viável.
A região dos Andes bolivianos, a 3800 m de altura, é o únco lugar no mundo onde
nasce seu mais completo alimento, a quinua real, pequeninos
grãos brancos.
Riquíssima em proteínas, carboidratos, fibras e ferro, entre outros tantos
nutrientes, a quinua tem sido utilizada
por astronautas da NASA em longas jornadas.
A quinua é muito superior
aos alimentos de origem animal, como carne,
leite ,ovos,
peixe e frango, e
não contém glúten.
A grandeza de uma nação pode ser julgada
pelo modo que seus animais são tratados.
(Mahatma Gandhi)
Abaixo o rascunho da minha pesquisa, caso queiram mais informações sobre o tema.
Jesus
E no capítulo 15 do livro de Mateus a palavra relata que uns
escribas e fariseus perguntaram a Jesus porque os seus apóstolos comiam sem
lavar as mãos, transgredindo a doutrina dos anciãos.
Respondeu-lhes o Mestre: O que contamina o homem não é o que
entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. O que sai
da boca procede do coração; porque do coração procede aos maus pensamentos,
mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mas
comer sem lavar as mãos não contamina o homem.
Porque Jesus afirma que comer sem lavar as mãos não
contamina? Porque na primeira carta a Timóteo 4.4,5 a palavra assegura que todo
alimento sendo recebido com ações de graças, pela palavra de Deus e pela
oração, é santificado.
Quando
disse Jesus: "atirai vossas redes ao mar. " poderíamos entender,
também , ser melhor nos alimentarmos de peixes. brincando, diríamos : é claro o
peixinho é tão limitado (burrinho) , nem pineal desenvolvida tem, é quase como
um sincício espiritual ou alma-grupo. Não existe uma individualidade bem
constituída em peixes como existe em mamíferos. Portanto, o fluido vital dos
peixes não tem a mesma característica dos animais superiores. Seria quase como
nos vegetais, onde um conjunto de mudas de grama são centenas de princípios
espirituais que se fundem em um gramado sem individualidade . (alma- grupo é
uma denominação esotérica mas o raciocínio é o mesmo nosso de espíritas ) . A
individualidade, conforme Jorge Andréa e outros autores encarnados e
desencarnados, só se atinge a nível dos lacertídeos e os peixes, pela pineal
quase inexistente, ainda não tem esta organização .
Essênios
uma
das principais seitas religiosas da Palestina e de onde se acredita, Jesus era
membro. Eram, conforme escritos que foram encontrados: vegetarianos;
'...estas criaturas são teus companheiros na grande casa de Deus, sim, são teus irmãos e irmãs, têm o mesmo alento de vida na Eternidade. E quem cuida da menor delas e lhes dá de comer e beber, o mesmo está fazendo comigo”...
Segundo essa antiga escritura essênia encontrada em 1888 e traduzida pelo Reverendo Gideon Jasper Ouseley, Jesus igualmente era vegetariano.
'...estas criaturas são teus companheiros na grande casa de Deus, sim, são teus irmãos e irmãs, têm o mesmo alento de vida na Eternidade. E quem cuida da menor delas e lhes dá de comer e beber, o mesmo está fazendo comigo”...
Segundo essa antiga escritura essênia encontrada em 1888 e traduzida pelo Reverendo Gideon Jasper Ouseley, Jesus igualmente era vegetariano.
O que diz as obras básicas
de Kardec
LIVRO
DOS ESPÍRITOS (1857)
questão
722:
“Será
racional a abstenção de certos alimentos,prescrita a diversos povos?
-
Permitido é ao homem alimentar-se de tudo o que não lhe prejudique a saúde.
Alguns legisladores,porém, com um fim útil, entenderam de interdizer o uso de certos
alimentos e, para maior autoridade às suas leis, apresentaram-nas como emanadas
de Deus.”
Consultando
os Espíritos superiores sobre o tema em pauta, Kardec pergunta na questão 723:
“A
alimentação animal é, com relação ao homem, contrária à lei da Natureza?
-
Dada a vossa constituição física, a carne alimenta a carne, do contrário o
homem perece. A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha
suas forças e sua saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele, pois, tem que se
alimentar conforme o reclame a sua organização.”
Se
a lei natural é lei de Deus e a lei de conservação também, tentar mudar o
código divino, seria o mesmo que caminharmos para o abismo por vontade própria,
o que seria, sem dúvida nenhuma, suicídio. Outro ponto importante, para
cumprirmos com a lei de trabalho, não podemos fugir da responsabilidade de
mantermos o vigor físico, que dependerá da alimentação em conformidade com a
nossa organização.
Estas duas
questões nos leva a continuarmos na nossa zona de conforto e justificar o afã
pela carne do animal.
Pretendemos
demonstrar aqui que a recomendação de Emmanuel e André Luiz de se evitar a
alimentação carnívora possui bases doutrinárias não estando, portanto, em
desacordo com o Espiritismo. Para isso, recorremos à Revista Espírita de
dezembro de 1863 onde Kardec reproduziu uma mensagem do Espírito Lamennais4
que esclarece de modo claro todos os ângulos dessa questão:
"Sobre
a alimentação do Homem
(Sociedade
de Paris, 4 de Julho de 1863. Médium: Sr. A. Didier)
O sacrifício da carne foi severamente condenado pelos grandes filósofos da antiguidade. O Espírito elevado revolta-se à idéia de sangue e, sobretudo, à idéia de que o sangue é agradável à Divindade. E notai bem, que aqui não se trata de sacrifícios humanos, mas unicamente de animais oferecidos em holocausto. Quando o Cristo veio anunciar a Boa-Nova, não ordenou sacrifícios de sangue: ocupou-se unicamente do Espírito. Os grandes sábios da antiguidade igualmente tinham horror a estas espécies de sacrifícios e eles próprios só se alimentavam de frutos e raízes. Na terra os incarnados têm uma missão a cumprir: têm o Espírito que deve ser nutrido pelo Espírito, o corpo com a matéria; mas a natureza da matéria influi - compreende-se facilmente - sobre a espessura do corpo e, em consequência, sobre as manifestações do Espírito. Os temperamentos naturalmente muito fortes para viver como os anacoretas5 fazem bem, porque o esquecimento da carne leva mais facilmente à meditação e à prece. Mas para viver assim, geralmente seria necessária de uma natureza mais espiritualizada que a vossa, o que é impossível com as condições terrestres. E como, antes de tudo, a natureza jamais age contra o bom senso, é impossível ao homem submeter-se impunemente a essas privações. Pode ser-se bom cristão e bom espírita e comer a seu gosto, desde que seja razoável. É uma questão algo leviana para os nossos estudos, mas não menos útil e proveitosa". (os grifos são nossos).
Essa
mensagem explica que a dieta sem o uso da
carne é melhor, pois isso “leva mais facilmente à meditação e à prece”.Isso
aconteceria, pois, segundo Lamennais, a natureza da matéria influi nas
manifestações do Espírito. Podemos comparar a situação com os vícios. Aquele
faz uso de uma droga, por exemplo, impregna seu perispírito de vibrações que
limitarão suas manifestações no mundo espiritual. Da mesma forma, o uso de uma
dieta menos carnívora torna o perispírito menos “espesso” (usando aqui uma
palavra que Lamennais usou no texto) o que permite que ele tenha mais
facilidade em elevar seu pensamento em prece.
Porém,
Lamennais, de modo responsável, deixou claro que a dieta vegetariana dependeria
do aprimoramento espiritual da nossa Humanidade terrestre, o que ainda não
ocorre. Daí adverte que “a natureza jamais age contra o bom senso, é impossível
ao homem submeter-se impunemente a essas privações”. Por isso a questão 723
acima não condena o uso da carne. Sobre privações, a questão 724 do Livro dos
Espíritos3 recomenda:
724. Será
meritório abster-se o homem da alimentação animal, ou de outra qualquer, por
expiação?
“Sim, se praticar essa privação em benefício dos outros. Aos olhos de Deus, porém, só há mortificação, havendo privação séria e útil. Por isso é que qualificamos de hipócritas os que apenas aparentemente se privam de alguma coisa”.
“Sim, se praticar essa privação em benefício dos outros. Aos olhos de Deus, porém, só há mortificação, havendo privação séria e útil. Por isso é que qualificamos de hipócritas os que apenas aparentemente se privam de alguma coisa”.
Dessa forma, a privação da carne só
teria mérito se ocorrer em benefício do próximo. As atividades espíritas de
passes e as reuniões mediúnicas constituem exemplos em que a abstenção do uso
da carne, pelo menos no dia dessas atividades, pode levar a benefícios aos
assistidos encarnados ou desencarnados. Mas se o tarefeiro tiver dificuldade
com isso, Raul Teixeira6 assevera que, “É mais compreensível, e me
parece mais lógico, que a pessoa coma no almoço o seu bife, se for o caso, ou
tome seu cafezinho pela manhã, do que passar todo o dia atormentada pela
vontade desses alimentos, sem conseguir retirar da cabeça o seu uso,
deixando-se de concentrar-se na tarefa, em razão da ansiedade para chegar em
casa, após a reunião, e comer ou beber aquilo de que tem vontade”.
Lamennais
ainda disse que "Pode ser-se bom cristão e bom espírita e comer a seu
gosto" sem esquecer que isso deve ser feito “desde que seja razoável”,
isto é, sem exageros.
Portanto,
a recomendação de Emmanuel e André Luiz é válida e está de acordo com o
Espiritismo, mas não deve ser considerada uma exigência para a realização de um
bom trabalho espírita ou uma boa reunião mediúnica. Lembremos, afinal, que
Jesus em Mateus, Cap. 15 e vers. 11 disse que: "Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai
da boca, isso é o que o contamina”.E, para aprimorar o que sai de “nossa boca”
e de nossos atos, devemos nos esforçar pela reforma íntima e no estudo
doutrinário.
, capítulo lll, O bem e o Mal, “Destruição dos Seres Vivos uns pelos Outros – diz: (...) Nos seres inferiores da criação, naqueles a quem ainda falta o senso moral, em os quais a inteligência ainda não substituiu o instinto, a luta não pode ter por móvel senão a satisfação de uma necessidade material. Ora, uma das mais imperiosas dessas necessidades é a da alimentação. Eles, pois, lutam unicamente para viver, isto é, para fazer ou defender uma presa, visto que nenhum móvel mais elevado os poderia estimular. É nesse primeiro período que a alma se elabora e ensaia para a vida.
No homem, há um período de transição em que ele mal se distingue do bruto. Nas primeiras idades, domina o instinto animal e a luta ainda tem por móvel a satisfação das necessidades materiais. Mais tarde, contrabalançam-se o instinto animal e o sentimento moral; luta então o homem, não mais para se alimentar, porém, para satisfazer à sua ambição, ao seu orgulho, à necessidade, que experimenta, de dominar. Para isso, ainda lhe é preciso destruir. Todavia, à medida que o senso moral prepondera, desenvolve-se a sensibilidade, diminui a necessidade de destruir, acaba mesmo por desaparecer, por se tornar odiosa. O homem ganha horror ao sangue.
Contudo, a luta é sempre necessária ao desenvolvimento do Espírito, pois, mesmo chegando a esse ponto, que parece culminante, ele ainda está longe de ser perfeito. Só à custa de muita atividade adquire conhecimento, experiência e se despoja dos últimos vestígios da animalidade. Mas, nessa ocasião, a luta, de sangrenta e brutal que era, se torna puramente intelectual. O homem luta contra as dificuldades, não mais contra os seus semelhantes (...).
Emmanuel
Porém, Emmanuel vem trazer uma nova visão
sobre o tema na psicografia de F. C. Xavier em “O Consolador” na questão 129 onde Emmanuel diz: “É um
erro alimentar-se o homem com a carne dos irracionais?“
“_ A ingestão as vísceras dos animais é um erro de
enormes conseqüências, do qual derivaram numerosos vícios da nutrição humana. É
de lastimar semelhante situação, mesmo porque, se o estado de materialidade da
criatura exige a cooperação de determinadas vitaminas, esses valores nutritivos
podem ser encontrados nos produtos de origem vegetal, sem a necessidade
absoluta dos matadouros e frigoríficos.
Temos de considerar, porém, a máquina econômica do interesse da armoria coletiva, na qual tantos operários fabricam o seu pão cotidiano. Suas peças não podem ser destruídas de um dia para o outro, sem perigos graves. Consolemo-nos com a visão do porvir, sendo justo trabalharmos, dedicadamente, pelo advento dos tempos novos em que os homens terrestres poderão dispensar da alimentação os despojos sangrentos dos seus irmãos inferiores.”
Temos de considerar, porém, a máquina econômica do interesse da armoria coletiva, na qual tantos operários fabricam o seu pão cotidiano. Suas peças não podem ser destruídas de um dia para o outro, sem perigos graves. Consolemo-nos com a visão do porvir, sendo justo trabalharmos, dedicadamente, pelo advento dos tempos novos em que os homens terrestres poderão dispensar da alimentação os despojos sangrentos dos seus irmãos inferiores.”
"Os
animais são os irmãos inferiores dos homens. Eles também, como nós, vêm de
longe, através de lutas incessantes e redentoras, e são, como nós, candidatos a
uma posição brilhante na espiritualidade. Não é em vão que sofrem nas fainas
benditas da dedicação e da renúncia, em favor do progresso dos homens".
André Luiz.
Missionários
da Luz, capítulo 4) -orientação de Alexandre no livro- Vampirismo, nos
diz: (...O suíno comum era localizado por nós, em regime de ceva, e o pobre
animal, muita vez à custa de resíduos, devia criar para nosso uso certas
reservas de gordura, até que se prostasse, de todo, ao peso de banhas doentias
e abundantes. ) – (Abandonando as faixas de nosso primitivismo, devemos acordar
a própria consciência para a responsabilidade coletiva)...
Irmão X
página
79 do livro Fisiologia da Alma: "outro autor espiritual (Irmão X, sob o
tema "Treino para a Morte") através do mesmo médium que enunciamos,
conceitua corajosamente:
"Treino
para a Morte") "Comece a renovação de seus costumes pelo prato de
cada dia. Diminua gradativamente a volúpia de comer a carne dos animais. O
cemitéiro na barriga é tormento, depois da grande transição. O lombo de porco
ou o bife de vitela, temperados com sal e pimenta, não nos situam muito longe
dos nossos antepassados, os tamoios e os caiapós, que se devoravam uns aos
ourtos".
Ramatis - Hercílio Maes
Fisiologia
da Alma, capítulo l - (...enquanto mantiver no ventre um cemitério, há de ser
sempre um escravo preso à roda das reencarnações retificadoras, até acertar as
suas contas cármicas com a espécie animal!...) - (...Eis o motivo por que Jesus
nunca sugeriu aos seus discípulos que praticassem a caça ou a matança
doméstica, mas aconselhou-os a que lançassem as redes ao mar.) - (Mas quando
essa prática macabra é tolerada pelos cultores do Espiritismo, que é um
despertador de consciência e divino fermento que renova todos os costumes,
torna-se evidente a contradição entre o que o espírita professa e aquilo que
pratica).
Não estou aqui
querendo dar "lição de moral" porque eu também faço um esforço enorme
para me livrar do vício secular da alimentação carnívora e aos poucos, seguindo
os conselhos do Espírito Ramatis, estou conseguindo transitar da carne vermelha
para a branca e em breve migrarei para a alimentação apenas de peixe...Não é
fácil, mas é possível, basta ter vontade!
Evidencia-se,
portanto, através dessas declarações de espíritos credenciados no labor
mediúnico espiritista e de vossa confiança, que muito grave é a
responsabilidade dos ESPÍRITAS no tocante à alimentação carnívora. (Fisiologia
da Alma , Pág. 79 - - Ramatis)
Almoços Beneficentes
É
tradição da casa espírita promover seu almoço beneficente para arrecadar verba que
ajudarão na manutenção física de sua estrutura e também dos seus projetos
sociais. Sempre que recebo este tipo de convite sinto na obrigação de me
manifestar, pois, com base em obras da doutrina, a matança de animais contribui
para a influência magnética pesada do planeta
Minha
sugestão é que os eventos dentro da Casa Espírita sejam feitos apenas com
carnes brancas (aves e peixes), pois estes, segundo Ramatis ainda são animados por
"Espírito Grupo" o não causam o terror que sentem os animais que
já tem um nível de consciência avançada como: porcos, vacas, cães e outros.
Como
protetora e trabalhadora na Causa da Proteção Animal, fica aqui meu apelo para
que nós espíritas saíamos da nossa zona de conforto e nos esforcemos,
poupando os animais ditos "irracionais" de tanto sofrimento.
Com
base nas citações acima o espírita tem um grande estímulo para começar a educar
sua forma de alimentar-se no planeta, visto que quando deixarmos a veste carnal
será mais fácil nos adaptarmos à outra formas de captação de energia no espaço.
Minha observação: Me surpreendo que candidatos à política com a plataforma da proteção animal, ainda fazem seus banquetes com carnes de porcos, bois e aves...O que é isso?
Filósofos
Em 1975 Peter Singer, filósofo Australiano, escreveu o livro “Libertação Animal”, nesta época não
havia ainda a consciência de respeito ao animal, imagina em tem grande influência no fortalecimento das
idéias de defesa aos direitos e as melhores condições de
bem estar animal. Para ele, nada justifica os maus- tratos
aos animais pelos produtores de alimentos e defende a idéia de que o homem
precisa reavaliar a sua forma de alimentação, já que
esta tem impacto direto sobre o sofrimento animal. ele destaca
e trabalha mais com a questão das experimentações e do agronegócio, e do
SOFRIMENTO que isso causa, discutindo menos a questão da MORTE dos animais. Sua visão assemelha-se com a de Jeremy Bentham em 1789 que "ao analisar as
implicações morais da
declaração francesa da igualdade universal, humana: o que define a
igualdade, não como
reflexos da capacidade de falar nem a de raciocinar, mas a de sofrer”
PETER SINGER
Nascido em 1946 na Austrália, o filósofo e bioético Peter Singer
iniciou sua carreira
acadêmica em 1971, ensinando ética na Universidade de Oxford. Em 1977, Singer
tornou-se professor de filosofia na Universidade de Monash, em Melboume, onde entrou
para o Centro para a Bioética Humana, que se dedica a estudar as implicações morais
das descobertas biomédicas, e ao qual esteve ligado até 1992. Desde 1999 Singer dá
aulas no Centro para os Valores Humanos da Universidade de Princeton.
Além de Libertação Animal (1975), Peter Singer é autor de Ética Prática (1979)
acadêmica em 1971, ensinando ética na Universidade de Oxford. Em 1977, Singer
tornou-se professor de filosofia na Universidade de Monash, em Melboume, onde entrou
para o Centro para a Bioética Humana, que se dedica a estudar as implicações morais
das descobertas biomédicas, e ao qual esteve ligado até 1992. Desde 1999 Singer dá
aulas no Centro para os Valores Humanos da Universidade de Princeton.
Além de Libertação Animal (1975), Peter Singer é autor de Ética Prática (1979)
Impactos ambientais
ao
longo das décadas de 1850 e
1860
poucas foram as terras demarcadas4. Ainda
assim, a Lei de Terras definiu o direito sobre
a propriedade agrária
Há 30 anos, a boiada ficava no pasto até seis anos para
atingir o peso de abate. Em 2002, bastavam 24 meses ou menos. A produção
brasileira de carne bovina em 1970 era de 20 quilos por hectare ao ano; em
2000, este valor subiu para 34 quilos. Atualmente, o Brasil tem o maior rebanho
bovino comercial do planeta,
correspondendo a 15% do total mundial e é o segundo maior produtor de carne
bovina, com 6,9 milhões de toneladas equivalente-carcaça produzida a baixo
custo de produção, tornando-se o país mais competitivo em nível internacional.
Números como esses revelam os avanços da pesquisa agropecuária no setor,
deixando o Brasil numa confortável posição de produtividade e qualidade do produto. O nosso "boi verde",
de alimentação vegetariana, consagrou-se como o melhor para consumo humano, livre de males como o da
vaca louca e febre aftosa - que recentemente atingiu países da América do Sul,
Europa e Japão(http://www.coladaweb.com/)
No
Programa Pinga Fogo realizado em 1972 Chico Xavier diz que o corpo espiritual
está condicionado, mas fala da educação da alimentação com o cuidade de ter um
acompanhamento médico.
1. O rebanho bovino no mundo todo cresceu cinco vezes em 50 anos e hoje soma 6 bilhões de cabeças. Há um boi para cada pessoa e todos serão abatidos um dia
2. A criação de gado é responsável pelo desmatamento de 93% da mata atlântica, 80% da caatinga, 50% do cerrado e 18% da Amazônia
3. Há 35 milhões de cabeças de gado na Amazônia, que tem 22 milhões de habitantes. Os bois pastam hoje onde ontem havia floresta
4. 70% das emissões de metano no Brasil são provocadas pelo processo digestivo dos ruminantes
5. Quem come acima de 160 gramas de carne vermelha por dia têm 35% mais risco de desenvolver câncer de intestino em comparação com quem ingere apenas uma porção por semana
(Fontes: Instituto Nina Rosa, Food and Agriculture Organization, Embrapa e National Cancer Institute)
Saúde
Desmond
Morris deve ser analisada por todos nós:
“Claramente,o
movimento vegetariano, a despeito de suas boas intenções, está lutando contra a
natureza, e sua luta desigual continuará até o dia distante em que os
bioquímicos conseguirem finalmente criar uma dieta sintética completa a partir
de elementos químicos básicos, própria para ser consumida por todos nós.”
A
pesquisa foi chefiada pela doutora Amanda Cross, do Instituto Nacional do
Câncer dos Estados Unidos.
Os
cientistas descobriram que as pessoas cujas dietas eram ricas em nitritos de
qualquer tipo, não só na carne, e pessoas que consumiam muitos nitratos de
carne processada, como os frios, tinham entre 28% e 29% mais chances de
desenvolver câncer de bexiga do que aqueles que consumiram estes componentes em
menores quantidades.
No
processamento dos frios são adicionados nitratos e nitritos à carne para
preservá-la e realçar sua cor e sabor.
"Os
nitratos e nitritos são precursores de compostos N-nitrosos, que induzem à
formação de tumores em muitos órgãos, inclusive na bexiga, em várias espécies
animais", diz o estudo.
Afirma o
professor Radoux, o cientista de Lausanne:"É um preconceito acreditar que a carne nutre a carne. O regime da carne e do sangue é, pelo contrário, nocivo à beleza das formas, ao viço da tez, à frescura da pele, ao aveludado e brilho dos cabelos. Os comedores de carne são mais acessíveis que os vegetarianos às influências epidêmicas e contagiosas; os miasmas mórbidos e o vírus encontram um terreno maravilhosamente preparado para o seu desenvolvimento nos corpos saturados de humores e de substâncias mal elaboradas, nocivas ou já meio fermentadas e em decomposição".
Referências:
http://www.youtube.com/watch?v=FPggWpys3CI
– Acesso em 13/07/10