Todos sabem o quanto batalhei pelas políticas públicas de proteção animal em Macaé. Como administradora e vice-presidente da ONG PRÓ-ANIMAL, consegui com muita luta a liberação da verba (convênio) com a Prefeitura de Macaé, onde foi possível dar início ao programa de castração daquela instituição, da qual me desliguei logo depois, fundando o Movimento Social Protetores dos Animais de Macaé (PAM). Através deste movimento organizei passeatas e junto ao Ministério Público avançamos muito nesta questão. Mas, tudo com muita luta, muitas lágrimas e muito trabalho.
Em 2013 fui convidada a criar um projeto na Prefeitura de Macaé e mesmo sendo uma simples assessora (CCIII), dediquei dois anos de trabalho incansável ao órgão, inclusive colocando recursos próprios no Projeto Macaé Amiga dos Animais que na época só avançou devido o apoio incansável de Dr. Aurélio, então secretário de Agroeconomia e do Dr. Michel, então vice-secretário de saúde.
Porém, após a saída destes em 2014 foi ainda mais difícil continuar o projeto, pois além de não ter recursos para atender demandas da prefeitura, que era o que eu estava fazendo, ainda estava ficando doente e todos que conhecem meu trabalho acompanharam este momento tão difícil para mim....
Pedi exoneração no final de 2014 deixando em meu lugar duas pessoas que confiava plenamente e que dariam continuidade ao projeto. Mas, no início de 2015 recebi uma ligação que não as queriam mais no local e foram convidadas a se retirarem. Inclusive, mesmo não estando mais na prefeitura, fui ajudar minha sucessora a esvaziar o escritório que ficava no Parque de Exposições Latiff Mussi e também entregar os bens patrimoniais na sede do CCZ, pois estavam sob minha responsabilidade.
Feito isto pensei: Tudo bem, se não vão por bem implantar políticas públicas, então vão por determinação do Ministério Público (MP)....
Mais uma vez me muni de documentos e leis e lá vou eu preparar minha representação, e qual não foi minha alegria quando se tornou Inquérito Civil (IC). O prefeito poderia acatar ou não a determinação do MP e por felicidade ele acatou e tem seu mérito por isto.
Foi mais uma vitória silenciosa, mas que agora quero dividir com vocês. Para quem acha que o Programa de Castração da Prefeitura de Macaé caiu do céu no colo de alguém, não foi assim...Foi muito trabalho e coloquei minha cara à tapa muitas vezes...Minha fama é de louca dentro deste governo...Sim, sou louca pela justiça, sou louca pelos animais e por todos seres humanos que merecem meu amor e respeito.
Agradeço mais uma vez ao Ministério Público por este trabalho. Na verdade, os vereadores que deveriam cobrar o cumprimento das leis no município, mas na falta deles NÓS população podemos com uma simples representação mudarmos às coisas para melhor.
Faça também sua parte! Você pode!
Eliana Petrelli